Meu querido Ian Bernardino, foi responsável por trazer um panorama geral do Fashion Rio, sua colaboração é sempre inteligente e agrega informação de quem tem um olhar especial sobre a moda no Brasil.
Com vocês, IAN BERNARDINO para o DQZ
E termina mais um edição do Fashion Rio! Com 24 desfiles distribuídos em 5 dias, temos as apostas dos estilistas para o próximo inverno.
Continuo mantendo minha opinião da edição passada: é muita roupa, muito “styling”, e pouca moda em si.
Não vi grandes novidades, e foi tudo muito “seguro” e comercial.
O objetivo principal é vender, claro, porém acho que é possível fazer uma moda que “ande pra frente” e ao mesmo tempo seja vendável, que agrade tanto críticos quanto consumidores.
De um modo geral, as modelagens não mudaram quase nada das do verão, portanto se pudéssemos pegar as mesmas roupas dessa estaação e só trocar as cores e os materias, seria muito mais válido do que fazer novas aquisiçõees.
Resolvi falar sobre os tres “rumos” que o inverno deve tomar, sem me ater muito a tendências.
Brilhos: não importa que seja lamê, couro, metalizados, paetês ou aplicações, o importante é brilhar!
Saindo um pouco da formalidade noturna, o brilho invade o dia a dia.
O importante para não exagerar é combinar uma peça com brilho com outras mais básicas, como por exemplo um top de paetês com calça jeans, sapatilhas e um cardigã.
Estampas: Dê um descanso para os bichos, e resgate as estampas gráficas e étnicas do fundo do armário.
Além da combinação de estampas, que vimos no verão, a novidade agora é o look “total print”, ou seja, usar a mesma estampa da cabeça aos pés.
Uma dica: comece usando estampas menores, ou combinando estampas com tons parecidos.
Quando se sentir segura, comece a ousar mais. Ah, e nessas horas, o espelho é sempre o seu melhor amigo.
Feminilidade: cintura marcada, transparências, rendas, saias longas e esvoaçantes… Quanto mais “mulherzinha”, melhor.
Porém, o look ultra-feminino, em alguns casos, pode ficar bastante sofisticado.
Se essa não for a sua intenção, combine peças femininas com outras mais “pesadas”, como por exemplo um vestido de renda com uma jaqueta de estilo militar (olha ali no Herchcovitch como fica).
Ah, e cuidado com as transparências, pra não mostrar mais do que deveria…
Agora é aguardar as novidades do São Paulo Fashion Week. =)
Fotos: Reprodução
Posts relacionados
-
Ares dos anos 50
Feminilidade é a palavra chave que representa o estilo ladylike, aquele da cintura bem marcada, dos vestidos godês e saias-lápis, que dominava as produções da década de 50. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Paris voltou a ditar... Continue lendo -
O Crochê e suas musas
Ele voltou todo cheio de glamour — o crochê — e não estamos falando de peças que as nossas vovózinhas costumavam fazer, e sim de peças cheias de bossa. Aliás, o crochê foi catapultado a ícone fashion em 1968,... Continue lendo -
Sorteio YUBZ TALK no DQZ!!!
Finalmente, o dia chegou e já sabemos (no caso) quem foi a sortuda!! LUCIA LOMONACO, PARABÉNS!!!!!! Agora, aguardamos o seu contato para enviar o seu YUBZ TALK vindo diretamente de Londres!!! Quem não ganhou, NíO fique triste, em breve... Continue lendo
Super show.