Realmente, o BRASIL está na moda. Já virou costume grandes estilistas desembarcarem em terras tupiniquins para inaugurarem suas lojas ou lançarem suas coleções.
Em apenas 6 meses, o shopping JK Iguatemi recebeu nomes de grande importância do cenário mundial, como Tory Burch, Nicole Miller e agora a musa do wrap dress, que você pode ver AQUI -DIANE VON FURSTENBERG.
Linda, leve e loira, Diane recebeu a ala das blogueiras para um coquetel em sua loja. Sentada em seu sofá pink, tivemos uma agradável conversa sobre um pouquinho do que ela pensa sobre o Brasil, mulheres e Twitter.
Mrs Furstenberg é apaixonada pela atmosfera alegre do povo brasileiro e como vocês puderam ver no vídeo, ela adora Twittar.
Para encerrar a minha conversa, nada mais óbvio do que tirar uma clássica foto com a DIVA DIANE. Além, é claro de ter o meu livro “A Fashion Fairy Tale” ilustrado por ela, autografado.
Durante o coquete, é “obrigatório” o uso do INSTAGRAM, afinal, toda blogueira que se preza faz uso dele.
E, dessa vez além de INSTAGRAR eu e outras blogueiras, fomos INSTAGRADAS pela própria DVF.
DETALHE – a loja é repleta de frases escritas por DVF
A convite da RIACHUELO, o meu sábado começou bem cedo, mas por um motivo nobre.
Na Escola São Paulo, grandes nomes da moda foram os convidados do Seminário Internacional de Jornalismo de Moda, que contou com a ilustre presença da editora do Estúdio Berçot de Paris – Marie Rucki.
As palestras foram todas mediadas pela editora da Harper’s Bazaar Brasil – Maria Prata.
A primeira palestrta da manhã discutiu o o impacto das editoras de moda no universo jornalístico fashion, tema este comentado por Marie Rucki, que entre outras coisas, afirmou – ” Não podemos falar de moda como antigamente, a moda evolui da mesma maneira que a evolução científica”.
Marie fez primeiro um apanhado pelo passado, onde pontuou vários momentos marcantes da moda mostrando suas particulidades no tempo. Entre eles, a moda do começo da década de 40, que apenas falava sobre os trajes das muheres ricas, sem fazer uma análise de moda.
Em seguida seu foco se voltou para duas grandes editoras de moda, Diane Vreeland e Anna Wintour. Dois estilos diferentes, a primeira era uma artista brilhante, já a segunda uma pragmática, que encontrou eco com as finanças.
Passando para a segunda palestra do seminário, a nossa papisa da moda – Costanza Pascolato, falou sobre o tema asInterpretações da Moda.
Costanza, começou sua fala explicando como faz para analisar um desfile, disse que usa toda a sua bagagem cultural e intuição a favor de suas críticas na hora de escrevê-las.
Em seguida, emenda uma delas para as pessoas do ramo – ” As pessoas que trabalham na moda, são ignorantes”, elas não lêem, não vêem filmes ou se interessam em aprender.
Mas, a melhor análise foi feita sobre a saída de Nicolas Ghesquière da Balenciaga, uma marca conhecida por sua vocação de laboratório, sem apelo popular e que ao longo desses 10 anos, tendo Nicolas a frente da direção criativa, conseguiu modernizar os códigos da marcatrazendo de volta a sua importância no cenário mundial.
Contudo, seu legado passa agora para as mãos do jovem Alexander Wang, o que causou uma certa estranheza no mundo da moda, devido a diferença de estilos, mas por outro lado Marie nos mostrou que a decisão não foi tomada de maneira impensada, mas sim estratégica.
O fato da marca apenas servir como laboratório, toma agora um novo rumo mais comercial com a direção de Wang, que além de possuir tino apurado, ele se introduziu e hoje faz parte de uma sociedade de jovens, ricos e influentes, capazes de influenciar as massas.
A terceira palestra contou com a presença do sempre simpático – Dudu Bertholini, onde o tema foi editoriais de moda.
Para Dudu, o importante no trabalho de stylist é entender o público alvo e mirar o objetivo final. Ele, prefere atualmente ser chamado de Image Maker ou Criador de Imagens, afinal esse é o seu trabalho, quando uma roupa desfilada precisa de uma imagem marcante para se tornar desejada, tudo isso é feito através de um editorial.
Eu particularmente, adoro ouvir o que o Dudu tem para dizer e, é por isso que eu gravei um pouquinho da sua fala sempre alegre, simpática e inteligente.
Agora com vocês meus momentos de TIETE…
E por fim, as minhas amigas de seminário – Paula (blogueira), Fê (diretora de conteúdo de mídias sociais) e Marcia ( jornalista).
E agora?! corremos para a academia?! no meu caso eu fiz o que todos não fazem, acabei de sair dela.
Revoltada, eu?! não, apenas cansei…vamos ver quanto tempo vai durar esse minha decisão nada sábia, nessa altura do campeonato.
Pior ainda, é ser convidada para um evento de BEACHWEAR. Onde cada vez que uma modelo passava, eu não sabia bem ao certo se eu olhava o biquíni ou o corpo das mocinhas na passarela.
Confesso, que fiquei um tanto quanto apreensiva quanto ao meu destino, mas também pensei, se tudo desmoronar até janeiro, eu vou na MOS e compro todos os caftãs e saídas de banho mais fashion que existem e voilà…tô pronta pra fazer um estilo misterioso no verão – não mostro nada – só as pernocas.
Faço um tipo, como a modelo TALITHA PUGLIESI toda montada by MOS.
Agora, falando sério, a estilista Milene Sirotsky lançou sua coleção inspirada no MANDARIM, um peixe de água salgada adaptado ao clima tropical, que é de uma exuberância ímpar, muito colorido, ele possui desenhos bem marcados sobre a sua pele.
As modelos e os biquínis
Como não somos modelos, só nos resta comemorar entre amigas…TIM, TIM!!!