Se não fosse a mais pura verdade que em pleno século XXI, logo ali na zona leste de São Paulo, onde a polícia havia libertado um grupo de bolivianos trabalhando de forma análoga ou seja escrava, tudo não passaria de uma novela da Gloria Perez sobre tráfico humano.

Pra quem pensa que isso só existe na ficção ou nas novelas de Glorinha, ledo engano.

O fato aconteceu durante a mais importante semana de moda do país – a SPFW.

A ironia do destino é que o grupo GEP responsável pelo primeiro desfile da temporada, o da Cori, foi também o responsabilizado pela oficina clandestina, onde o grupo de costureiros bolivianos foram encontrados trabalhando em condições contrárias ao estatuto do trabalho.

Enquanto você paga por uma peça comprada dentro da loja um bom dinheiro, já um escravo é “pago” mensalmente pelo valor de R$350,00 reais, vivendo em condições precárias, trabalhando jornadas exaustivas de 11 horas por dia de trabalho.

Qual a lógica desumana dessa equação?!

Azar o seu que nasceu boliviano e teve que vir para o Brasil ganhar a vida, ou até quando vamos comprar e permitir que a indústria da moda aceite esse tipo de tratamento escravo?!

Você que desfilou com seu novo outfit confeccionado sabe-se lá por quem e em quais condições, vai fingir que não ouviu falar nada sobre o fato e com tranquilidade vai ligar a tv para assistir a mais um capitulo de Salve Jorge?!

Isso é Glamour?!

Como se diz no meio fashionista #ficaadica

A seguir a cobertura da TV Folha sobre o caso dos bolivianos.

 

O grupo GEP soltou uma nota de esclarecimento AQUI alegando desconhecer o fato, mas que assumia prontamente a responsabilidade sobre a indenização do grupo.

Vídeo: TV Folha e Foto: Reprodução

Posts relacionados

  • SPFW – primeiro dia
    SPFW Verão 2013 A Gente Transforma: histórias que contam “Em sua 33ª edição, o São Paulo Fashion Week (SPFW) reforça seu compromisso com o processo criativo e destaca a importância de movimentos capazes de transformar realidades por meio de... Continue lendo
  • SPFW – MAKE
    No primeiro dia da SPFW, o pessoal do site TERRA me convidou para dar uma de modelo (literalmente). Entrei muda e sai calada do vídeo sobre tendências de maquiagem para o inverno 2013. A maquiadora Lúcia Sirimarco contou quais... Continue lendo
  • Apenas um post…
    Hoje estou completamente sem inspiração, acho que queimei muitos neurônios com os últimos posts, por isso revendo as minhas fotos do SPFW, resolvi fazer este sem nenhuma pretensão intelectual ou fotográfica, apenas um post… * Apenas um detalhe…essa primeira... Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *