Quando o DQZ recebe um chamado da Natura para um novo lançamento, pode ter certeza que vem coisa boa. Eu nunca sei se fico feliz pelo produto em si, ou pela história que envolve o projeto, afinal sabemos do comprometimento com a sustentabilidade, com o fator que envolve a ecologia e principalmente com o respeito em relação as comunidades onde esses projetos são desenvolvidos, muitas vezes lugares de difícil acesso, distantes e em condições precárias.

Mas, a história da “Nova joia da Amazônia” é uma daquelas que enchem nosso coração de esperança e fé na humanidade, ouvir da líder do movimento das mulheres das ilhas de Belém Adriana Lima, como se deu todo esse “casamento”, entre a Natura e a ucuuba, foi muito inspirador.

! Joia

A História

Tudo começou com uma espécie ameaçada de extinção, sua madeira foi incansavelmente explorada nos últimos 30 anos, para confecção de estacas, cabos de vassouras, batentes de portas e em telhados.

A Natura Ekos revela ao Brasil uma joia da Amazônia. A ucuuba o fruto dessa árvore tão explorada, chamada ucuubeira, presente em áreas alagadas da região amazônica. O nome ucuuba vem do tupi e quer dizer “árvore da manteiga”.

Sua semente é fonte de uma manteiga levíssima, com alto poder hidratante e reparador. Quando maduros, os frutos se rompem, as sementes vermelhas caem e, de tão leves, boiam sobre os igapós, formando um tapete vermelho. O ativo assina os produtos da nova linha para o corpo.

A nova linha Natura Ekos Ucuuba abre uma oportunidade para reverter o ciclo predatório de exploração da madeira, ao ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia produtiva, gerando renda a partir de um produto florestal não madeireiro, a semente. Dessa maneira, a coleta consciente das sementes possibilita o manejo sustentável da espécie e a perpetuação da floresta em pé.

“No lançamento da linha Natura Ekos Ucuuba respeitamos o tempo da floresta, dividindo os produtos em dois movimentos, agora em abril, com os itens para o corpo, e no segundo semestre, com os sabonetes da linha”, revela Andrea Eboli, diretora de marketing.

ucuuba

FêWaibel & LuMich

produtos

Natura & DQZ

Os Produtos

O bom desse fruto de ucuuba é que além de um poderoso hidratante, ele não deixa a gente melada, grudenta, seu poder de absorvição é quase imediato, isso sem contar na fragrância uma delícia, nada exagerada, nada enjoativa e muito suave. Tenho certeza que essa linha será um grande sucesso.

Fotos: DQZ

Posts relacionados

  • Kit Natura – verão 2015
    Foi no maior clima de verão que a Natura nos apresentou à um Kit “salva-vidas” para o verão 2015. Viajar é muito bom, mas levar excesso de bagagem é um saco, desnecessário e sempre atrapalha na hora das compras,... Continue lendo
  • Natura conecta voluntários a projetos sociais
    Há algum tempo atrás, eu fui VOLUNTÁRIA, dava aulas de teatro para crianças carentes da favela do Real Parque, em São Paulo, uma vez por semana. Compartilhar meu tempo, meu conhecimento foi com certeza muito gratificante, tenho lembranças que... Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *