Há algum tempo atrás, eu fui VOLUNTÁRIA, dava aulas de teatro para crianças carentes da favela do Real Parque, em São Paulo, uma vez por semana. Compartilhar meu tempo, meu conhecimento foi com certeza muito gratificante, tenho lembranças que me marcaram profundamente, e sei que o tempo que passei lá, me fizeram e ainda me fazem uma pessoa melhor a cada dia, tenho certeza disso.

Trabalhar com crianças desprovidas de condições básicas como saúde, alimentação, moradia e principalmente afeto, criou em mim uma responsabilidade social de grandes dimensões, ajudar o próximo é o mesmo que ajudar a si mesmo.

De todos os anos que eu passei com essas crianças, 3 fatos me marcaram para sempre: ver a felicidade das crianças quando me avistavam do outro lado da quadra ~ eu praticamente era levada no colo até a sala de aula. Ganhar uma festa surpresa ~ com direito a música cantada pelas crianças, mais bebida e comida trazida por elas com todo esforço de quem não tem comida em casa. E por fim, receber um muito obrigada por ter ajudado um menino de quinta série a aprender a ler ~ afinal, era o único jeito para participar da nossa apresentação de final de ano e encenar a peça.

28193_1449086624287_8199103_n

Minhas crianças!!

Enfim, o trabalho voluntariado é o caminho de uma sociedade mais justa e mais humana, por isso, quando a Natura entrou em contato pra falar desse projeto tão bacana, eu abri um espaço no blog para a reflexão, e porque não, novos projetos e novos voluntários?!!

No mundo atual, tornou-se imprescindível o papel das organizações como agentes de mudança social que contribuem para a evolução da sociedade e para seu desenvolvimento sustentável. A Natura é uma das empresas que, ao longo de sua trajetória, vem evoluindo esse pensamento, apostando na sustentabilidade e na qualidade das relações como crenças que permeiam suas ações.

Com esse pensamento em mente, a empresa acaba de lançar a plataforma online de colaboração social chamada Movimento Natura. A iniciativa tem como objetivo identificar e promover projetos socioambientais relevantes e contribuir para que eles cresçam e sejam levados a diante por meio da conexão com voluntários que ajudarão doando seu tempo, habilidades e conhecimentos.

Para participar é bem fácil, tanto como voluntário ou inscrevendo uma iniciativa. Basta entrar na plataforma e seguir os passos indicados abaixo!

Untitled

Pesquisas recentes demostraram que é bastante baixa a quantidade de brasileiros que realizam trabalhos voluntários no país, apesar de não faltarem projetos e iniciativas para serem apoiados.

Apesar do motivo mais comum ser a “falta de tempo” (40%), uma parte considerável das pessoas alega que “nunca foi convidada a ajudar” (29%), “nunca pensou nessa possibilidade” (18%) ou “não sabe onde obter informações a respeito” (12%). *Instituto Datafolha / 2014

Neste cenário, o Movimento Natura incentiva a participação ao encontrar e indicar uma ação social que tem tudo a ver com cada voluntário, dando a possibilidade de contribuir como, quando e onde a pessoa quiser.

O site já conta com 79 iniciativas inscritas, incluindo ações promovidas pela própria Natura, que atendem aos seguintes critérios: já estão em desenvolvimento, trazem impacto social e/ou ambiental coletivo e casam com as habilidades da rede.

Um caso de sucesso é o do projeto Rapunzel Solidária, uma iniciativa que arrecada doações de cabelo por todo Brasil para a fabricação de perucas e distribui para pacientes com câncer. A iniciativa recebe cerca de 500 doações de cabelo por mês e já doou mais de 100 perucas, o equivalente a 300 mil reais. Por meio do Movimento Natura, se conectou a novos voluntários, inclusive salões de cabelereiros que receberam o selo “salão amigo” por ajudarem com essa grande causa.

A cada semana novos projetos são incluídos na plataforma, portanto se o voluntário não achar nenhum que seja compatível com seus interesses ou habilidades, basta inscrever-se para receber as novidades e atualizações da plataforma por email!

Fotos: DQZ/ Vídeo: You Tube

Posts relacionados

  • Kit Natura – verão 2015
    Foi no maior clima de verão que a Natura nos apresentou à um Kit “salva-vidas” para o verão 2015. Viajar é muito bom, mas levar excesso de bagagem é um saco, desnecessário e sempre atrapalha na hora das compras,... Continue lendo
  • Natura Ekos – A nova joia da Amazônia
    Quando o DQZ recebe um chamado da Natura para um novo lançamento, pode ter certeza que vem coisa boa. Eu nunca sei se fico feliz pelo produto em si, ou pela história que envolve o projeto, afinal sabemos do... Continue lendo
Comentários
  1. Lola | Responder
    • Luciana Micheletti | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *