Era um vez…as histórias de contos de fada, sempre começam assim, não é mesmo?! elas nos remetem a um mundo cheio de fantasia, mesmo que muitas vezes a história se inicie com um triste drama, no final a gente sempre sabe que o fim será arrebatador, lindo, poético e, é claro o príncipe (gatíssimo) irá beijar a doce e bela princesa.

Mas na vida real as coisas não são bem assim, muitas meninas nunca serão princesas e muito menos conheceram um príncipe encantado. Sua realidade é dura, violenta, triste e muito distante de todos nós. Elas vivem em favelas, periferias carentes de saneamento básico, saúde e educação. Seus horizontes, não conseguem atravessar a distância de um bairro para outro.

Essa é a grande maioria das histórias não-encantadas, de muitas meninas do nosso Brasil. Por isso, uma fada madrinha de carne e osso – Viviane Duarte, do Plano Feminino – resolveu arregaçar as mangas e criar um belo projeto, chamado Plano de Menina. Convocou outras “madrinhas” para essa união de forças, onde juntas, elas querem mudar o cenário de algumas gatas borralheiras.

O PLANO DE MENINA, que tem como objetivo empoderar as meninas das periferias, levando à elas informações e trocas de ideias que têm como prioridade inspirar e fazer com que as meninas realizem seus planos.

Serão realizados semanalmente, workshops e brincadeiras educativas, que levarão a as garotas à fazerem uma imersão em temas como autoestima, felicidade, educação financeira, liderança feminina, tecnologia, empreendedorismo, entre outros.

“Falar de empoderamento é ainda mais poderoso quando efetivamente estamos realizando algo fora das mídias sociais e textos inspiracionais. Queremos realizar e nos tornar agentes de transformação por meio de iniciativas que promovam a educação e a realização de planos de meninas e mulheres de todo Brasil”, afirma a jornalista.

Inicialmente o projeto estará nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a intenção é amplificar o raio de alcance do projeto com marcas parceiras da plataforma.

758A8807

A consulesa da França, Alexandra Loras, que luta pela inclusão social e contra o racismo há anos, é a embaixadora do projeto Plano de Menina e decidiu o fazer, pois acredita na força da união das mulheres em prol à busca de crescimento e conquista de seu espaço.

“Quando a Viviane me falou do projeto eu me encantei. Acredito muito na força da mulher que tem planos e quero junto do Plano Feminino, levar empoderamento às meninas e suas mães. O conhecimento é um importante agente de transformação e queremos ser este canal para estas meninas”, reforça a consulesa.

alexandra-loras4

O projeto terá início no mês de março, onde apresentará em circuítos de palestras como a semana da mulher da Associação Brasileira de Jornalismo e da Cásper Líbero – Mulheres Digitais e Mulheres e Mídia, formatos e oportunidades para que mais mulheres e marcas se engajem e aumentem o banco de talentos à disposição destas meninas.

O núcleo de conselheiras do projeto é formado por jornalistas, sociólogas, economistas, estilistas, publicitárias, executivas e empreendedoras, entre elas:

Andrea Álvares – VP da Natura, Camila Gaio – Editora da Elle, Carla Caldas – Gerente de Trade da LG, Fabiana Grieco – Coordenadora de Comunicação do Senac, Camila Costa – CEO da agência ID, Karla Brandão – VP de Comunicação da HEINEKEN, Maria Sylvia, do Geledés, Letícia Bahia – Revista AZmina, Eliane Dias – CEO Boogie Naipe, Carolina Ruhman – CEO do Finanças, Diane Lima criadora do projeto NO BRASIL, Priscilla de Sá – Coach de liderança feminina, Femininas, Luciana Micheletti – do Drama Queen Zen, além do site Razões para Acreditar.

A ideia é criar um banco de talentos à disposição de meninas, para que elas tornem seus planos realidade e ele será ativado a partir do mês de março.

IMG_5586

Fotos: Divulgação

Posts relacionados

  • Diário de Viagem – Barcelona
    Como vocês puderam ler no blog, ontem foi o meu aniversário de 40 anos… E para comemorar em grande estilo diretamente das terras Catalãs, eu não poderia escolher outro restaurante, a não ser o DOS CIELOS. Claro, que eu... Continue lendo
  • LuMich na Westwing
    Muito legal, quando um site super descolado relacionado a Casa & Decoração, te procura como referência em moda. A Westwing me convidou para dar uma dica de verão, ou melhor, dizer qual será o meu must-have dessa estação, que... Continue lendo
  • Estilo Inspiração
      Sair vestida como as meninas da MARIE CLAIRE ao estilo dos anos 50 não dava, né?! até, porque saindo do evento eu tinha um noivado para ir. Então, meu figurino ou melhor, o meu look para o evento,... Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *