Todo mundo tem uma série de listas cheias de coisas pra fazer até o final dessa vida, não é mesmo?!

Entre as minhas, estavam e estão:

* Casar e ter filhos

* Escrever um livro

* Plantar uma árvore

* Viajar pelo mundo

Algumas eu já consegui realizar, outras ainda precisam de mais um tempo, mas dos lugares que eu escolhi pra conhecer um deles já chegou a hora – Grécia – um dos lugares mais incríveis que existe no mundo.

Comecei minha aventura pela capital ATENAS e apesar do pouco tempo que fiquei pela cidade (recomendo no mínimo de 2 a 3 dias por lá) deu pra conhecer (com a ajuda de uma guia Georgia Toga, que fala muito bem português) um dos monumentos mais importantes da nossa civilização – A ACRÓPOLE.

IMG_0687

IMG_0712

* Geralmente as Acrópoles se posicionam no ponto mais alto das cidades, aqui apesar do ponto mais alto da cidade ser outro, por uma questão hidráulica a escolha foi essa.

IMG_0646

IMG_0651

Por isso a cidade recebeu o seu nome, filha de Zeus com Métis, sua primeira esposa, Atenas saiu da cabeça de seu pai, adulta e completamente armada para a guerra.

Deusa virginal da sabedoria, da inteligência, da paz e da guerra, protetora da vida política, das ciências e artes, das habilidades manuais, conhecida também pelo nome de Minerva, a protetora de Roma, dos artesãos, poetas, professores e médicos.

collage

Logo na entrada, o mármore  branco circula todo o caminho até a Acrópole, que tem como paisagem as Oliveiras.

IMG_0668

Essa é a porta sagrada do templo, tinha a função de purificação, ou seja dela só passavam os aptos, o que não incluía os escravos e os mais simples.

IMG_0684

IMG_0665

IMG_0698

Dedicado a Deusa grega ATENA, é um símbolo de democracia e um dos maiores monumentos da história da humanidade.

Cronologia

  • 447-432 a.C. – Construção do Partenon no governo de Péricles e decoração com esculturas de Fídias
  • 267 – Bárbaros hérulos invadem Atenas e incendeiam a edificação
  • 343-361 – Recuperação do templo, provavelmente sob ordens do imperador romano Juliano, Apóstata
  • Século V – A grande estátua de Atena é levada para Constantinopla e, mais tarde, destruída
  • Século VI – Conversão em igreja Ortodoxa Grega. Monges retiram colunas internas, destroem esculturas consideradas pagãs e criam uma capela na fachada leste
  • 1204 – Os cruzados invadem Atenas e rebatizam o Partenon como “Notre-Dame de Atenas”, tornando-o um templo católico
  • 1456 – Atenas é tomada pelo Império Otomano e o templo transforma-se em mesquita islâmica. Um minarete é colocado em sua base
  • 1687 – Os venezianos atacam Atenas. O Partenon é usado pelos turcos como depósito de pólvora e, em 26 de setembro, é atingido por uma bala de canhão que demole sua estrutura interna
  • 1801 – O embaixador britânico em Constantinopla, Lord Elgin, obtém permissão para fazer estudos na Acrópole e leva esculturas do templo para a Inglaterra
  • 1832 – Independência da Grécia – desde então os gregos trabalham na conservação do templo
  • 1835 – Início das escavações arqueológicas e do trabalho de recuperação das ruínas do Partenon
  • 2004 – Finalizados os trabalhos de restauro dos pronaos (salão leste: onde ficava a principal estátua, de Atena, em ouro e marfim, feita por Fídias) e opisthonaos (salão oeste: espaço reservado à guarda do tesouro da Liga de Delos), além da limpeza e conservação do friso da fachada oeste.

 

IMG_0679

Templo grego destinado a Atena, Hefesto e Erecteu, foi construído entre 421 a 406 a.C.

Suas famosas colunas são conhecidas como O BALCÃO DAS CARIÁTIDES, que sustentam o templo com suas cabeças.

IMG_0660  Construído por Herodes Ático, amante de filosofia, das artes e da literatura, este teatro tem capacidade para 5.000 pessoas sentadas, até os dias de hoje ele é aberto para concertos musicais.

IMG_0700

Considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia, o Teatro de Dionísio foi o mais importante teatro da Grécia Antiga.

Na mitologia grega, ele é considerado deus das festas, do vinho, da insânia e principalmente da intoxicação. Filho de Zeus com uma princesa Semele, foi o único Deus do Olímpio filho de uma mortal.

Nas peças atuados em honra a Dionísio, todos os atores usavam máscaras, este fato mostra como era importante a mudança de identidade para uma outra, uma espécie de transe.

IMG_0691

Construção concluída no reinado de Adriano, hoje só resta apenas algumas das 104 colunas do que foi dedicado ao Deus do Olimpo – Zeus.

IMG_0695

E pra passear pela cidade, um LOOK do DIA inspirador e muito bem acompanhada pela guarda real.

* Guarda Cerimonial Real: sua farda possui uma saia com 140 pregas, o que representa os anos de domínio turco no país.

* A minha saia-short é da Zara e minha blusa da Kate Spade.

IMG_0721

Guia: [email protected]

Fotos: DQZ

Posts relacionados

  • O Paraíso chama-se Santorini
    É muito clichê, eu sei, mas não existe outra palavra pra definir o que eu senti quando cheguei em Santorini, uma sensação de estar no PARAÍSO. Minhas primeiras impressões foram: “Oh! lugar lindo…com suas casas branquinhas que a gente só... Continue lendo
  • A noite chega em OIA Santorini
      Final do dia em Santorini, eu já me acabei na piscina do hotel de tanto tomar sol – fatalmente, voltarei para o Brasil cheia de melasmas na cara – fazer o quê, né?! *Melasma é uma distúrbio pigmentar... Continue lendo
  • Nasce uma baladeira {em Mykonos}!
    Achei tanta graça quando a minha amiga Bia escreveu a seguinte frase, numa foto minha no Instagram – “Nasce uma baladeira”. Como diria a expressão de língua inglesa que, eu adoro repetir porque capta a essência da coisa toda... Continue lendo
Comentários
  1. Regina carvalho | Responder
    • Luciana Micheletti | Responder
  2. Benito Surano | Responder
    • Luciana Micheletti | Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *