Para explorar SPLIT, o primeiro passeio obrigatório é conhecer o famoso Palácio Diocleciano, que levou cerca de 10 anos para ser construído e hoje faz parte da lista de patrimônio da UNESCO.

Split

DQZ - Split

Split

O complexo murado, construído para desempenhar a função de residência imperial e fortaleza, é dividido em duas partes por uma rua central e tem quatro grandes portões: Portão de Ferro, Portão de Prata, Portão de Latão e Portão de Ouro.

Agora, o melhor a se fazer é se embrenhar pelo labirinto de Diocleciano, se você quiser realmente conhecer este lugar, afinal a cada esquina uma surpresa. Andar muitas vezes pode te levar à uma praça central, já em outras à ruelas e vielas cheias de restaurantes, lojas e sorveterias.

DQZ 2 - Diocleciano

Aliás, um pouco de história é sempre bom, não é mesmo?!

igreja Split - DQZ

A Catedral de São Dônio foi consagrada no séxulo VII quando o sarcófago com o corpo do imperador foi removido e substituído pelos despojos de São Dônio, antigo arcebispo de Split na época da igreja cristã.

Chegamos em Riva, que trata-se da area em frente ao Palácio e em frente ao porto. Esse é o point, o agito de Split, aqui é um vai e vem diário de pessoas pra lá e pra cá. O calçadão é amplo, muito bem iluminado, aliás recentemente foi restaurado e por isso abriga hotéis, bares, cafés e casas noturnas.

DQZ 1 - Riva

É uma delícia andar pelo calçadão, ou simplesmente apreciar a vista do porto, em um dos inúmeros banquinhos espalhados por lá.

riva

DQZ - Riva

Bom, depois de tanta andança é obvio que a fome bate, as opções são muitas e antes de escolher seu restaurante, o bom é dar uma olhada no menu que sempre fica na entrada. Esse aqui é o De Belly, serve comida internacional, ou seja aquele hambúrguer com fritas é garantido.

Split

Por um dia, já deu pra perceber que por aqui não faltam atividades em Split, desde as mais culturais até as mais badaladas.

Fotos: DQZ

Categorias: Viagens
Publicado por Lu Mich

Posts relacionados

  • Amando Hvar – Croácia
    Hvar é uma ilha do Mar Adriático localizada na costa da Dalmácia na Croácia. Com certeza, um dos lugares mais lindos que conheci. Logo na chegada, aquele porto/marina cheio de barcos de todos os tamanhos e nada modestos ancorados... Continue lendo
  • De frente para Praia Mlini
    O programa perfeito para um dia no verão europeu é o seguinte, ficar de frente para uma praia tranquila como a Praia Mlini (em Hvar), alugar uma tenda e passar o dia inteirinho sem fazer nada, além de tomar muito... Continue lendo
  • Como explorar Dubrovnik
    Essa é a última parte da minha viagem pela Croácia, meu último destino antes de voltar para casa, já saudosa de deixar este lugar que me impressionou pela beleza e gentileza de seu povo. Sem dúvida esse país, que... Continue lendo
Comentário
  1. Regina | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *